Cuidados Gerais
Como e quando regar suas plantas
A temperatura adequada
Adubação & Fertilização
Inseticidas Naturais
Combate às pragas
Tipos de pragas
Combate às pragas

Se os pulgões e insetos que frequentemente atacam as plantas resistirem aos banhos em água corrente, mergulhe as folhas e os caules numa bacia morna com sabonete ( deixe o sabonete derreter previamente na água e nunca use detergente).  Sacuda a planta depois de retira-la  da imersão e enxague com água morna corrente.  Em casos mais graves pulverize a planta com inseticida à base de potenona, que não é prejudicial ao ser humano e animais domésticos.

Os pulgões, danosos podem ser removidos com um chumaço de algodão embebido em álcool ou combatidos com malation, nos casos mais graves.

Antes de usar qualquer inseticida, leia com atenção as instruções da embalagem. Assegure-se que o tipo escolhido é ideal para suas plantas e, se ele for tóxico, faça a aplicação em local bem ventilado.



       
              SINTOMAS                 CAUSA            O QUE FAZER 
  
 1- O crescimento da planta estaciona; as folhas dobram-se; as folhas ficam defeituosas ou escuras; os caules tornam-se tortos ou escurecem.A planta está sendo sugado  pelos ácaros brancos, microscópicos, semelhantes à  aranhazinhas.Pulverize a planta com Thiovit   ( flor de enxofre a 40%). Separe as plantas atacadas para que  a praga não se propague para os demais. Lave bem as mãos depois de Ter cuidado  da planta contaminada.  Providência essa necessária para não se transmitir os ácaros às plantas saudáveis.  
  
 2- Manchas brancas ou pubescentes aparecem nos caules , folhas ou bases dos botões, principalmente nas áreas escondidas da luz. Além disto as folhas produzem substância viscosa que forma uma espécie de pigmentação.Pequenos percevejos, insetos de forma ovalada, medindo cerca de 0,5 cm de comprimento,  sugam a seiva da planta e excretam um líquido adocicado sobre o qual se formam fungos.Se os insetos são poucos, retire-os com um chumaço de algodão embebido em álcool e lave  a folhagem em água morna corrente ( use o chuveirinho).  Caso a infestação seja maior, lave as folhas com água morna e sabão; depois enxague em água morna corrente.  Em último caso pulverize a planta com malathion. 
  
 3- As folhas apresentam manchas brancas, que aos poucos tornam-se amarelas.  Aparecem pequenas teias de aranha, inicialmente nas partes inferiores da planta junto ao caule; depois entre uma folha e outra.Os ácaros, vermelhos ou verdes, sugam a seiva da planta.Pulverize a folha com água morna para retirar os insetos.  Em caso de infestação mais grave, pulverize a planta com clorobenziato, ou parathion. 
  
 4- As folhas e caules ficam brilhantes e pegajosos, as folhas dobram-se e   os botões aparecem defeituosos. Pequenos insetos podem ser vistos nas página inferiores da folha, nos caules e nas bases dos botões.Os afídios ou pulgões são insetos que geralmente não possuem asas, em forma de pera de 3 mm de comprimento, eles sugam a seiva da planta e excretam um líquido adocicado.  Podem ser pretos, verdes ou amarelos.Retire-os um a um com auxílio de um palito ou então mate-os com um chumaço de algodão embebido em álcool .  Lave a planta com água morna e sabão e enxágue com água morna limpa. As plantas mais atacadas devem ser pulverizadas com malathion ou parathion. 
  
 5- As folhas empalidecem, ficam amarelas e caem. Suas superfícies ficam cobertas por uma substância pegajosa.  Quando a planta é sacudida, saem voando insetos brancos muito pequenos.Insetos brancos, pequenas moscas de 1,5 mm  fixam-se na página inferior das folhas, onde absorvem a seiva da planta e excretam um líquido adocicado.Pulverize com malathion. 
  
 6- O crescimento das plantas estaciona; caules e folhas ficam pegajosos; manchas brancas ou marrons aparecem nos caules e nas páginas inferiores das folhas.As cochonilhas de escamas,insetos arredondados ou ovais de 3 mm de comprimento e carapaça cerosa, podem ser vistos nas plantas.  Eles sugam a seiva e excretam um líquido adocicado.Retire as cochonilhas esfregando uma escova de dentes molhada em água morna e sabão. Depois enxague com água morna limpa.  Pulverize malathion misturado em óleo emulsionável. 
  
 7- As folhas apresentam superfície raspada e com algusn buracos, relativamente granmdes. pontos prateados aparecem nas folhas formando rastros.Lesmas e caracóis cujo tamanho varia de 1,5 e 10cm, podem ser vistos na planta, durante o dia embaixo do vaso, ou nas suas bordas e, á noite, nos caules e folhas.Retire as lesmas e os caracóis durante a noite e mate-os.  Uma boa alternativa é colocar uma travessa com cerveja ou suco de uvas perto do vaso: os animais são atraídos por estes líquidos, e se afogam.  retire os resíduos de plantas da superfície dos vasos e adicione metaldeído ao solo.  
  
 8- Pontos de várias cores e tamanhos aparecem nas folhas, e quando eles se unem formam grandes manchas. As folhas murcham e morrem.FungosCorte e destrua as folhas infestadas. Evite molhar a folhagem e afaste as plantas umas das outras, a fim de obter uma boa circulação. 
  
 9- Caules, folhas, flores e botões são cobertos por uma pigmentação cinzenta e apodrecem; as folhas chegam a ficar pretas.Ferrugem de Botrytis, de cor parda.Evite o excesso de água e adubos e não deixe as plantas formarem  amontoados. Não molhe as folhas, destrua as partes contaminadas. Pulverize com zineb. 
  
 10- Caules e raízes tornam-se moles, escuros e apodrecidos; as folhas inferiores ficam escuras, cheias de água e caídas; a parte superior da planta pode morrer.Apodrecimento da coroa, caule e raiz.Destrua as plantas contaminadas. para prevenir  infestações futuras, evite o excesso de água, adubos e plantas amontoadas. Não molhe a folhagem. 
       

HOMEConheça nossos serviçosCuidados com as plantasPlantas OrnamentaisContatoNovidadesGaleria de ImagensDownload de ArquivoPágina ExternaWelcome