Cuidados Gerais
Como e quando regar suas plantas
A temperatura adequada
Adubação & Fertilização
Inseticidas Naturais
Combate às pragas
Tipos de pragas
Cuidados Gerais
 

  O hábito de examinar o jardim diariamente, converte o que seria trabalho em diversão, prazer muito mais  intenso que a simples contemplação à distância: eis os segredos dos jardineiros.  em inspeções matinais, você pode descobrir coisas maravilhosas: um botão que desbrocha, um novo brotinho que aparece num galho já ressequido.  As novidades se multiplicam a cada dia.  O contato do jardineiro com as plantas é tão íntimo que alguns chegam a conversar com elas.  Se não há provas definitivas que as plantas se comunicam com as pessoas, é  certamente seguro que elas tem sua maneira de responder-lhes: bem tratadas, tornam-se radiantes e “sabem” também demonstrar quando algo anda errado: ficam abatidas e perdem o viço, as folhas murcham e o brilho da cor desaparece.
Para banhar suas plantas, use uma mangueirinha de água  morna, o jato de água deve ser firme, mas não muito forte.  Lave os dois lados da folha e do caule, tomando cuidado para não machucar pequenas folhas novas com a pressão forte da água.  Plantas delicadas não devem ser lavadas com o jato da mangueira: mergulhe-as na pia com água morna, segurando o vaso de forma a molhar apenas o vegetal.  Plantas grandes, difíceis de remover, podem ser lavadas com auxílio de uma esponja úmida.  O banho deve ser efetuado no período matinal, com água um pouquinho mais quente que a temperatura do meio-ambiente.  Em seguida a planta deve ser colocada para secar, num local que tenha  boa circulação de ar, mas não exposto à luz direta do sol.

     
            SINTOMAS               CAUSA         O QUE FAZER 
  
 1- Caules crescem de uma forma exagerada, as folhas mais velhas ficam longas e desbotadas, enquanto as mais novas não de desenvolvem.Pouca Luz, excesso de nitrogênio.Coloque a planta num local mais iluminado. Reduza o teor de adubos ou diminua a freqüência das aplicações. 
 2- As folhas antigas enrolam-se; as novas não se desenvolvem.Excesso de luz.Coloque a planta em um local mais sombreado ou pare de usar adubos para incentivar o crescimento. 
 3- Os caules ficam poupudos, escuros e apodrecem; as folhas inferiores dobram-se e murcham; a terra na superfície fica constantemente molhada.Excesso de água.Não regue em quantidade ou com muita freqüência. Molhe apenas quando a planta do vaso estiver seca.  Veja se o buraco de drenagem do vaso não está entupido. Diminua as regas, ainda mais, no período de dormência das plantas. 
 4-  As pontas das folhas escurecem e elas acabam murchando, as folhas inferiores ficam amarelas e caem.Pouca água.Regue até que  a água escorra pelo buraco de drenagem do vaso. Não molhe outra vez até a terra secar. 
 5- As bordas das folhas enrolam e ficam amarronzadas.Falta de umidade.Aumente a umidade, colocando os vasos sobre uma bandeja com pedrinhas e água ou então no interior de um recipiente cheio de esfagno úmido.  Borrife as folhas. 
 6- A planta não dá flores ou  produz apenas algumas, e forma  um acúmulo de folhas.  Na superfície do vaso, às vezes, aparece um lodo esverdeado.Excesso de adubo, principalmente nitrogênio.Adube com menos freqüência, usando a metade da quantidade indicada na embalagem, principalmente no inverno quando a planta recebe menos luz.  Não use adubo rico em nitrogênio durante o período de crescimento. 
 7-  As folhas inferiores tornam-se amareladas e caem; as novas não se desenvolvem e os caules param de crescer.Falta de adubosAdube freqüentemente no período de crescimento da planta. 
 8- As folhas ficam amareladas, dobram-se e murcham.Excesso de calor.Mude a planta para um local mais fresco e ventilado. 
 9- Surgem manchas amareladas ou amarronzadas nas folhas.Água fria nas folhas.Ao regar as plantas, use água na temperatura ambiente ou um pouco mais alta. 
 10- Manchas brancas ou amarelas aparecem nas folhas de plantas penugentas, especialmente nas violetas-africanas.Queimadura do sol.Propicie mais sombra à planta, filtrando a luz do sol com cortinas, ou mude-a para perto de uma janela que não receba luz solar direta nas horas mais quentes do dia. 
 11- Uma cobertura branca aparece na superfície da terra ou nas margens e lados do vaso de barro. As folhas que tocam nas bordas do vaso murcham, apodrecem e caem.Acumulo de sais provenientes dos adubos.Regue a planta inteiramente para dissolver os sais. Depois de meia hora, molhe-a novamente pra que os sais sejam expelidos pelo buraco de drenagem. Lave bem o lado e margens do vaso e revista estas partes com cera derretida. 
 12- As raízes ocupam todo o espaço do vaso e passam pelo buraco de drenagem.  A planta murcha ou produz apenas pequenas folhas.Vaso pequeno.Replante o vegetal num recipiente um pouco maior que o anterior. 
     


HOMEConheça nossos serviçosCuidados com as plantasPlantas OrnamentaisContatoNovidadesGaleria de ImagensDownload de ArquivoPágina ExternaWelcome